terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Feliz Natal: dezembro é o mês dos excessos e exageros

Eu sugiro que deixes esse hábito. A pergunta que tenho para ti é: vais despedir-te do quê? Vais passar o resto da vida sem comer? Ou pelo contrário vais aprender a alimentar-te e a fazer exercício físico?

Mais ainda: faz-te sentido comeres exageradamente durante esta época, sendo que o amanhã vai chegar e vais querer entrar em processo de emagrecimento?

Por isso, a dica que tenho para ti é: aproveita para agir naturalmente. Não uses esta altura do ano como um pretexto para não fazeres o que é correto no que respeita a tua alimentação.

Natal: Não precisas de exagerar nesta época do ano

Se procurares na internet a expressão “natal sem culpa”, vais encontrar uma panóplia de receitas ou dicas de como não engordar nesta época do ano.

  • “Fuja dos petiscos calóricos”
  • “Troque a farinha branca pela integral”
  • “Substitua o açúcar refinado pelo açúcar de coco”

Não me interpretes mal, não sou contra as substituições. Existem diversas formas de colocarmos mais qualidade nutricional na ceia de Natal.

Mas acho importante situar a palavra “culpa” no lugar certo. O alívio da culpa não deveria ser algo associado ao ato de comer menos ou de fazer privações. Devia sim ser associado a comer de forma mais consciente…

Não tem nada a ver com comeres somente comida light o tempo todo. Tem sim a ver com comer de tudo de forma moderada e com prazer.

Desde sempre que o ser humano sente uma felicidade enorme de se reunir à mesa para comer. O Natal é perfeito para isso: é o momento em que as receitas de família se encontram num só lugar. É fantástico!

Então não estragues a tua noite de natal com culpa, ao pensares que vais sofrer ao teres de fazer escolhas na hora da ceia de Natal. Ou pior, imaginares que vais comer de tudo, mas sempre com aquele sentimento péssimo de que estás a fazer algo errado.

E se exagerares um pouco no dia 24 ou 25? Achas que conseguirias equilibrar a balança nos restantes dias? O que terás de fazer para compensares as calorias que vais ingerir a mais?

Caso não tenhas vontade de ir ao ginásio, aproveita o tempo para praticar atividades mais recreativas. Alguns bons exemplos são andar de bicicleta, correr, caminhar com os teus filhos, familiares ou amigos.

Se treinares podes comer sem medo

Na verdade, basta realizares 3 a 4 treinos por semana que vais sentir-te regenerada para 2020.

Aproveita já para definires quais são os dias que vais treinar e a que horas. E, se for necessário regista na tua agenda ou cria um lembrete no telefone para não te esqueceres.

Julgo que já percebeste que apesar da ingerires um pouco mais de calorias de forma controlada hoje ou amanhã vais compensar com a prática de exercício.  Além disso vais ter consciência que, apesar de saber bem ficar em casa, decidiste equilibrar a balança.

Desta forma vais sentir-te bem melhor contigo e de consciência tranquila, pois tens a noção que vais comer bem mais, mas também vais treinar.

Para te sentires bem e estares feliz, os teus pensamentos, sentimentos, ações alimentação e rotina devem estar em sintonia.

Aproveita o Natal para estares rodeada das pessoas mais importantes na tua vida e come sem culpa. Mas, depois treinas um pouco mais.

O conteúdo Feliz Natal: dezembro é o mês dos excessos e exageros aparece primeiro em Sara Prisal . Personal Trainer - Descubra como emagrecer.