quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Como emagrecer com saúde: o que deves considerar

Será que existe uma fórmula para ter saúde e para promover o emagrecimento? O mundo está cada vez mais obeso e é necessário perceber como emagrecer com saúde.

Será que só diminuir o consumo de calorias e aumentar o gasto energético é suficiente? Já existe um passo a passo a seguir, fora os que já conheces? Será que existe mais alguma coisa para além de alimentação e exercício físico? Como emagrecer afinal sem colocar a saúde em risco?

É exatamente sobre tudo isto que eu hoje te vou falar. Ora continua a ler.

Como emagrecer com saúde: tem isto em consideração

Atualmente, existe uma epidemia de crianças obesas. Como é que conseguimos explicar este fenómeno?

As pessoas estão cada vez mais sedentárias, e existem diversos fatores para esse fenómeno. E, entre eles encontra-se a tecnologia.

O problema nesta teoria é que a mesma teoria explica o fato de o mundo estar cada vez mais obeso e explica o motivo dos bebés nascerem com excesso de peso.

E então ainda acreditas que a máxima é diminuir o consumo calorias e aumentar o gasto energético? É só isso que é necessário para perceberes como emagrecer com saúde?

Percebe que o organismo é mais idêntico a um laboratório do que uma conta bancária. Mais importante do que contar calorias, é saber de onde é que elas chegam. Porque não são todas iguais.

Exercício Físico, alimentação e mente (que envolve todos os sabotadores do emagrecimento) não são os únicos pilares do emagrecimento e de uma vida saudável.

Existe uma parte importantíssima neste processo e que não podes controlar. A isso chama-se hormonas. E o que precisas de saber é que as alterações hormonais são cada vez mais frequentes.

Hormonas que afetam o emagrecimento

Tal como já disse anteriormente, as hormonas têm uma influência enorme no teu processo de emagrecimento. Então, respondendo à questão “como emagrecer com saúde”, além da alimentação e exercício, as hormonas vão também desempenhar um papel fundamental.

Conhece de seguida as principais hormonas que afetam o emagrecimento.

1 – Leptina

Sabias que uma das grandes causadoras da compulsão alimentar e da obesidade é a leptina (a hormona que controla o apetite).

Não a leptina em si mas, a falta dela, ou o seu mau funcionamento. Esta hormona da saciedade, envia uma mensagem para o teu estômago a dizer “estás satisfeita, não precisas de comer mais”.

Acontece que, se esta hormona não funciona no teu corpo, é quase impossível controlar a tua compulsão por doces e hidratos de carbono. Níveis elevados de leptina promovem ganho de peso e uma fome exagerada. E, se já tens excesso de peso, as células de gordura produzem excesso de leptina.

2 – Insulina (a hormona dos açúcares)

A resistência à insulina (desequilíbrios nos níveis de insulina) indica que as células não conseguem absorver a glicose que o corpo gera a partir dos alimentos ingeridos.

A par disso, o fígado converte a glicose em gordura, o que faz com que aumentes de peso.

3 – Falta ou excesso de cortisol (hormona do stress)

O cortisol é uma hormona produzida pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins.

A sua função é ajudar o organismo a:

  • Controlar o stress
  • Reduzir inflamações
  • Contribuir para o funcionamento do sistema imunitário
  • Manter os níveis de açúcar no sangue constantes

O excesso de cortisol aumenta a vontade de comer doces e hidratos de carbono. E isso pode levar a que comas em demasia e a sintas fome constantemente.

Altos níveis de cortisol levam a uma percentagem maior de gordura armazenada na zona abdominal. E pior ainda, quanto mais gordura abdominal tiveres, mais cortisol irás produzir em resposta ao stress, o que leva ao armazenamento desse tipo de gordura.

Ou seja, é um ciclo vicioso.

4 – T3 e T4

A tiróide é responsável pela produção de duas hormonas – a T3 e T4. Estas hormonas controlam o metabolismo. Ou seja, o modo como o teu corpo armazena e gasta energia.

São essenciais para o normal funcionamento do organismo, regulam a temperatura corporal, a frequência cardíaca e tensão arterial, o funcionamento dos intestinos, o controlo do peso, dos estados de humor, entre outras funções.

Mas, a lista é longa…

Mas, se queres perceber como emagrecer com saúde é fundamental que estejas sempre de olho na tiróide, pâncreas e as glândulas adrenais. Esta é a tríade que afeta o teu emagrecimento.

Portanto, a fórmula para a saúde é teres essa tríade a funcionar corretamente. E como saber se está tudo ok? É simples, mas precisas de falar com o teu médico.

O conteúdo Como emagrecer com saúde: o que deves considerar aparece primeiro em Sara Prisal . Personal Trainer - Descubra como emagrecer.