domingo, 10 de novembro de 2019

De que forma podes melhorar os sintomas de Ansiedade

Hoje, passamos a maior parte do dia sentados, a nossa alimentação não é a mais correta e colocamos a nossa saúde cada vez mais em risco. Além disso, andamos sempre a correr de um lado para outro e a dizer: “não tenho tempo, o dia deveria ter 48h”, e isso gera na maior parte das pessoas, sintomas de ansiedade.

É preciso aprender a descarregar as emoções, as frustrações e o stress acumulado pelo excesso de cobranças do dia a dia.

O quadro de ansiedade vem acompanhado muitas vezes por sintomas de tensão, em que o foco de perigo antecipado pode ser interno ou externo, mas, esse foco pode travar muitas vezes o processo de emagrecer de forma saudável.

De forma resumida tudo se inicia num pensamento. E quando consegues criar métodos para gerar informações e pensamentos fortalecedores, isso muda completamente a tua realidade.

Ansiedade: A importância de conhecer os sintomas

Quando o corpo está sujeito a um elevado nível de stress, existe a libertação de adrenalina e cortisol no nosso organismo, e, isso, na maior parte dos casos leva ao aumento do apetite.

Quando o cortisol está elevado cria maiores níveis de insulina no corpo, levando a uma queda no nível de açúcar no sangue, o que faz com que algumas pessoas tenham desejo por comer algum tipo de comidas como ‘fast food’.

Alguns dos sintomas mais comuns da ansiedade podem ser psicológicos e/ou físicos:

1 – Sintomas Psicológicos da Ansiedade

  • Preocupação extrema
  • Medo irracional
  • Insegurança
  • Nervosismo ou agitação
  • Angústia sem causa definida

2 – Sintomas Físicos da Ansiedade

  • Insónias
  • Fraqueza
  • Tremores
  • Falta de ar, aumento da frequência cardíaca ou dor no peito
  • Fome descontrolada
  • Problemas digestivos ou gastrointestinais
  • Espasmos musculares
  • Taquicardia
  • Dilatação das pupilas
  • Sudorese

Como controlar os níveis de ansiedade

Agora que conheces os principais sintomas desta patologia, e por isso deixo-te então algumas dicas e mudanças de hábitos que podem ajudar-te a controlar o problema.

1 – Exercício Físico

Cada vez mais se tem falado sobre a importância do exercício físico como parte de um tratamento primário, na abordagem à ansiedade, mas ainda se sabe pouco sobre como cada tipo de atividade atua.

A relação entre o exercício físico e saúde mental tem sido estudada desde o século 20, quando a população mundial passou a sofrer diversas mudanças comportamentais.

Antigamente, as atividades físicas eram praticadas no dia-a-dia, na caça, ou na produção agrícola, mas hoje em dia é bastante diferente.

A prática de exercício físico é uma das formas mais comuns de controlar a ansiedade, isso porque liberta substâncias que causam sensação de bem-estar e prazer através da serotonina.

2 – Alimentos que ajudam

Alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, podem controlar a ansiedade., sendo que dois bons exemplos são a banana e o chocolate.

Outros alimentos que também podem ajudar são: lentilhas, ovos, alimentos ricos em fibras, abacate e vegetais escuros.

3 – Dedica tempo a ti

Reserva um tempo na correria diária para ti, faz o que realmente gostas, escuta as tuas principais necessidades, mas sem te culpares por o estares a fazer.

Olha para ti mesma e programa-te para realizar os teus principais projetos pessoais. Nunca te esqueças de dedicar um espaço do dia para pensares em ti mesmo.

4 – Investe em tratamentos naturais

O chá de camomila (calmante) e o sumo de maracujá que possui propriedades calmantes e ansiolíticas, podem ser usados para auxiliar a controlar a ansiedade.

Além disso, um banho morno pode ajudar a relaxar o corpo e uma massagem tranquilizante alivia a tensão.

Se passas por momentos de ansiedade muito frequentemente ou com grande intensidade, talvez seja necessário o auxílio de profissionais especializados, mas nada como ires ver.

O conteúdo De que forma podes melhorar os sintomas de Ansiedade aparece primeiro em Sara Prisal . Personal Trainer - Descubra como emagrecer.