sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Sabes que podes fazer dieta com dor ou sem dor?

Estás cansada de fazer uma dieta para emagrecer em que não podes comer nada? Estás desejosa que chegue o fim de semana para poderes fazer o “dia do lixo” e comer o que tanto te apetece?

Provavelmente já ouviste falar no jejum intermitente de 16 horas? Da dieta do ovo? Dieta em que comes de 3 em 3 horas? Da dieta da proteína? Lowcarb? Da dieta metabólica? Provavelmente já ouviste falar destas e de tantas outras. Mas qual delas será que funciona e te ajuda a perceber como emagrecer?

Posso dizer-lhe desde já que a resposta certa é: nenhuma das opções anteriores. Não acreditas? Vou passar a explicar-te o porquê!

Fazer dieta: a diferença entre uma dieta com dor e sem dor

Se estás numa das situações que referi anteriormente, tenho a dizer-te que estás a fazer uma dieta com dor. E, é por isso tens tanta dificuldade em segui-la.

O que acontece quando as pessoas fazem dieta com muito sacrifício? Ficam tristes.

E quando estás triste voltam os mesmos pensamentos que não consegues comer salada, que adoras um doce, e tens mais prazer sair ao fim de semana, relaxar e comer e beber tudo o que quiseres, já que a semana foi super stressante e cansativa.

Que não consegues beber 3 litros de água por dia… Ou seja, as desculpas são maiores do que os teus sonhos e motivos para vencer!

É claro que se cumpres o planeamento durante a semana (7 dias), podes tirar 1 refeição e comer algo diferente. Mas, isso é a exceção à regra.

Mas para o poderes fazer tens de ter um saldo positivo para reconhecer e aproveitar sem haver danos no resultado físico e emocional.

Isso acontece somente quando sabes que está no planeamento e tens o controlo sobre os alimentos e não o contrário. E, no dia seguinte vais estar mais forte. E porquê? Porque estás motivada e feliz!

Imagina que tens à tua frente um alimento que adoras (pizza, gelados ou chocolates). Nessa altura o teu cérebro liberta um neurotransmissor que é a dopamina.

Se não comes esse alimento o teu cérebro inibe a libertação de outro neurotransmissor que é a serotonina, que é a hormona do prazer. E, se não sentes prazer, sentes dor! E ninguém gosta de sentir dor, o que faz com que deixes de seguir a dieta.

Mas existe uma forma de inverter esta situação

Tens de conseguir ativar o teu sistema racional com técnicas e ferramentas apropriadas. Dessa forma, quando pensas ou estás diante dos alimentos que tanto adoras possas dizer não de forma consciente.

E, será essa consciência que vai ajudar te a libertar a serotonina com outras fontes de prazer, como por exemplo, ler um livro, ouvir música ou passear.

Como é que te sentirias se conseguisses controlar o teu cérebro, os teus pensamentos e comportamentos sempre que tens um alimento à tua frente que tanto desejas?

Acredita quando te digo que te irias sentir invencível e fazer dieta não ia ser mais um bicho de sete cabeças.

O conteúdo Sabes que podes fazer dieta com dor ou sem dor? aparece primeiro em Sara Prisal . Personal Trainer - Descubra como emagrecer.