quarta-feira, 16 de outubro de 2019

4 Engrenagens cerebrais que despoletam o processo de emagrecimento

Quando falamos de coaching para emagrecer a Neuroplasticidade explica a formação de hábitos no processo de emagrecimento através de repetições constantes.

O cérebro tem a capacidade de estabelecer novas conexões neurais e reorganizar-se através dos teus pensamentos.

E, são vários os estudos científicos e estudiosos da Neurociência que referem e provam que demora entre 20 a 60 dias a criar uma nova conexão neural. Ou seja, qualquer pessoa consegue criar um hábito se repetir uma ação num período que pode variar entre 20 e 60 dias.

Na prática é tudo uma questão de repetição! E, é através dessa repetição que se criam hábitos. Esses hábitos são especialmente importantes se quer saber como perder peso.

Processo de emagrecimento: o cérebro comanda as tuas ações.

Já ouviste aquele ditado: “Somos aquilo que pensamos”? Este ditado é a mais pura realidade dentro da Neurociência.

A forma como pensamos muda o nosso material genético, muda o nosso cérebro, as nossas células, os nossos órgãos, as nossas hormonas, muda a nossa capacidade de nos reorganizarmos, de nos defendermos e de nos relacionarmos com o mundo.

Então para que entendas esse fluxo vê a sequência abaixo:

engrenagens da neurociencia

No final, todo esse processo torna-se um hábito, seja ele bom ou mau. E, este hábito é o caminho neuronal. Ou seja, é uma conexão entre um neurónio e outro.

Conforme pensas, és capaz alterar estes caminhos, tornando-os os teus maiores aliados de forma completa. E, com o teu pensamento podes até destruir caminhos antigos.

O que define e torna tudo isso real é a intensidade e o tempo (disciplina) durante o qual cultivas esta nova experiência. Quanto mais o fizeres, mais simples vai ser mudar um hábito e consequentemente, mudar a tua vida.

4 engrenagens cerebrais que te ajudam a emagrecer

Normalmente quem quer emagrecer, começa por fazer dieta e em alguns dos casos a fazer exercício físico. Mas, a maior parte das pessoas esquece-se de ir à raiz do problema que são os pensamentos.

A Neurociência explica que existem 4 engrenagens cerebrais para a formação de hábitos: pensamentos, sentimentos, comportamentos e hábitos.

Funciona da seguinte forma: um pensamento gera um sentimento, que gera um comportamento que repetido várias vezes se torna num hábito.

Quando um hábito está instalado no cérebro fica em piloto automático. Dois bons exemplos disso são conduzir ou lavar os dentes.

Vamos imaginar que hoje tiveste o seguinte pensamento (1ª engrenagem): hoje tive um dia tão stressante no trabalho, eu mereço comer um bolo. O que é que acontece?

Este pensamento gera um sentimento que é a 2ª engrenagem cerebral. Esse sentimento pode ser de frustração ou tristeza e pode estar relacionado com o fato de estares a fazer algo que não gostes ou com que não te identifiques.

E, a partir daí tu queres preencher o vazio que está dentro de ti, o que faz com que tenhas o comportamento de comer o bolo. Esta é a 3ª engrenagem.

No momento em que comes o bolo o teu corpo liberta a hormona de bem-estar que é a serotonina. E, o teu cérebro percebe que aquilo que aconteceu te fez acalmar.

Cada vez que te sentires stressado o teu cérebro vai lembrar-se daquele bolo e da sensação de alívio e tranquilidade que teve. E ao repetires este comportamento, o mesmo vai tornar-se num hábito. Essa é a 4ª engrenagem cerebral.

Fica a dica: Pensa porque estás a comer determinado alimento, será para alimentares o teu corpo ou os teus sentimentos? Lembra-te que o primeiro passo de um processo de emagrecimento bem sucedido é perceberes exatamente isso.

O conteúdo 4 Engrenagens cerebrais que despoletam o processo de emagrecimento aparece primeiro em Sara Prisal . Personal Trainer - Descubra como emagrecer.