terça-feira, 31 de março de 2020

A tendência errada de fazer dieta

Como sabes existem cada vez mais pessoas a fazer dieta. Mas, será que têm resultados? O que os estudos indicam é que a obesidade e excesso de peso aumentaram.

Da mesma forma que existem estratégias que indicam que as pessoas devem fazer exercício físico, também existem estratégias que indicam que as pessoas devem fazer dieta. Ou seja, comer menos… Mas, isso não está a funcionar no processo de emagrecimento.

A abordagem simplista: fechar a boca e fazer exercício físico não dá resultado nos dias de hoje. Isso porque o metabolismo também se pode adaptar à comida que a pessoa ingere.

Uma pessoa pode:

  • Comer pouco e engordar
  • Alimentar-se pouco e não emagrecer
  • Comer muito e não engordar – os chamados “falsos magros”

Quantas pessoas conheces assim?

O metabolismo dos chamados “falsos magros” é extremamente acelerado. Ou seja, estas pessoas precisam de muito mais energia apenas para se manterem vivas.

Portanto, se elas precisam de mais energia, torna-se também mais difícil superar essa quantidade de energia, e consequentemente, engordar.

Como existem pessoas que fazem dieta e exercício físico e nada acontece, não conseguem emagrecer. Há pessoas que se adaptam metabolicamente, mesmo passando fome engordam.

Fazer dieta: Um estudo sobre o metabolismo

Um estudo de 2015 fez uma análise a este tema. Juntaram um grupo de pessoas obesas e trancaram essas pessoas numa sala de análise de metabolismo. E, durante 24h analisaram o metabolismo de repouso das pessoas que se comportavam em dois diferentes padrões de alimentação.

O primeiro foi o jejum completo. As pessoas ficaram trancadas 24h sem comer nada e avaliaram se o metabolismo de repouso subia, baixava ou se mantinha.

O segundo fizeram o contrário. As pessoas ficaram trancadas 24h mas foi-lhes dado o dobro da comida do que essas pessoas precisavam.

Então o que se queria saber era, se comessem mais o que acontecia com o seu metabolismo. Ou seja, queria saber-se se as pessoas iriam reagir metabolicamente a comer pouco ou muito.

Os resultados foram:

  • Quando deixaram as pessoas em jejum percebeu-se que algumas pessoas não baixavam muito o metabolismo, enquanto outras tinham uma queda grande no metabolismo
  • As pessoas que baixaram pouco o metabolismo quando fizeram jejum foram chamadas de “gastadores”. Quando essas pessoas começavam a comer mais o metabolismo subia. Quando a pessoa come muito o metabolismo sobe e gasta o excesso e quando a pessoa come pouco e o metabolismo não desce então ela perde as suas reservas
  • O fenómeno oposto com as chamadas pessoas “económicas”, quando comem pouco o metabolismo desce abruptamente para preservar as reservas. Só que quando estas pessoas comem muito o metabolismo não sobe, então elas armazenam.
  • Depois de ser feita esta análise foi dada uma dieta para estas pessoas e perceberam que só emagrecia quem era “gastador”

Então quando uma pessoa faz dieta o seu metabolismo é especialmente baixo e a pessoa não emagrece.

E, contra factos não há argumentos

Se analisarmos as evidências anteriores as pessoas obesas são pessoas de metabolismo baixo em geral e grande parte delas são naturalmente “económicas”. Sujeitar estas pessoas a passar fome pode não funcionar e é por isso que muitas se sentem frustradas.

Este estudo explica bem dois fenómenos bem conhecidos:

  • Por um lado, explica aquela pessoa obesa que come pouco e não emagrece e muitos achavam e esta é mentirosa e “ataca” o frigorífico.
  • Por outro lado, aquela pessoa que come muito e nunca engorda, que parece que tem alguma coisa dentro dela, na verdade é uma pessoa gastadora.

Em termos evolutivos uma pessoa económica ia dar-se muito bem quando era nómada. Atualmente quem se dá melhor é quem é gastador porque come e dificilmente engorda.

Então parece que o nosso metabolismo pode sabotar a nossa perda de peso. Como vês, fazer dieta não significa necessariamente que consigas perder peso.

O conteúdo A tendência errada de fazer dieta aparece primeiro em Sara Prisal . Personal Trainer - Descubra como emagrecer.