terça-feira, 17 de março de 2020

E se aumentarmos o nosso gasto energético, será que perdemos peso?

O nosso gasto energético foi diminuído e regrediu mais de 4 milhões de anos. De um momento para o outro passámos a gastar menos energia do que a quantidade que geneticamente teríamos de gastar.

Antigamente, precisávamos de caçar (correr atrás das presas) para nos alimentarmos, ou subir a uma árvore para apanhar um fruto. Isso levou a que a nossa saúde ficasse em risco, sendo muito mais comum as pessoas engordarem do que conseguirem dar seguimento ao processo de emagrecimento.

Hoje, é totalmente diferente. Para nos alimentarmos só precisamos de ir às compras ao supermercado ou ligar para uma empresa de entrega de comida ao domicílio ou abrir o frigorífico.

Gasto energético: Evoluímos no sentido contrário

Antigamente éramos fisicamente muito mais ativos. Era necessário caçar ou coletar e também não existiam carros, elevadores ou qualquer outro tipo de ajuda às rotinas.

Então, além da oferta de alimentos hoje ser muito maior (tanto em volume de alimentos como em quantidade de calorias), hoje gastamos muito menos energia. Isso porque:

  • Vamos de carro para o trabalho
  • O vidro do carro é elétrico
  • Subimos de elevador em vez de usarmos as escadas
  • Fazemos tudo ao computador
  • Aquecemos a comida no micro-ondas
  • Mudamos de canal do TV sem nos mexermos

Este cenário é responsável pela atual epidemia de obesidade que ocorre no mundo.

Se avaliarmos o que mais predomina no nosso gasto calórico total, fazendo uma comparação da participação do gasto energético em repouso com a participação do gasto energético em atividade física, verificamos que:

  • Australopitecos gastavam a maior parte da energia em repouso (63%) e uma pequena parte em movimento (37%)
  • Nómada moderno gasta uma pequena parte da energia em repouso (46,6%) e uma grande parte em movimento (53,4%)

Com a evolução passámos a depender cada vez mais da atividade física para gastar energia.

O que acontece com o homem de hoje é que esta relação está invertida comparativamente há 4 milhões de anos. Atualmente a pessoa comum gasta 72,8% da energia em repouso e 27,2% da energia em atividade física.

Agora podes estar a pensar: “Ah então é muito simples. Basta fazer o que o homem antigo fazia, ou então voltar ao mesmo padrão de atividade física.”

Só que existe um problema, para gastar a mesma quantidade de energia seria necessário fazer 3 a 4 horas de exercício físico por dia. E a minha pergunta é: qual é o principal motivo para as pessoas não fazerem atividade física atualmente? FALTA DE TEMPO.

Será que não seria necessário modificar o nosso metabolismo de repouso para aumentar o gasto energético? 

O problema é que o nosso corpo não foi feito para viver da forma como vivemos hoje. A nossa evolução levou-nos a ser fisicamente mais ativos e a aprender a poupar energia.

Mas de um momento para o outro começámos a ser cada vez mais sedentários. Então para o nosso corpo é como se vivêssemos num período transitório de abundância.

Assim vivemos num período de abundância que o nosso corpo não foi criado para ter de forma permanente. E, o principal problema é que o corpo está sempre a armazenar.

Esta situação começou a tornar-se mais comum quando deixámos de ser nómadas. E, com o desenvolvimento da tecnologia está a tornar-se cada vez mais evidente.

Entre 2001 a 2010 existiu um aumento de 40% de pessoas com IMC acima de 30 (estudo percentual nos EUA).

Agora este não é o problema maior. Existem pessoas com um nível de obesidade extremamente preocupante, é o que acontece com pessoas com IMC acima de 50. Em 10 anos duplicou o número de pessoas com IMC acima de 50.

Cada vez estamos a promover alterações ambientais severas e isso reflete-se na acumulação de gordura.

Assim, será que sabemos mesmo como aumentar o nosso gasto energético para deixamos de ganhar peso tão rapidamente?

Continua por aí que no próximo artigo irei falar-te sobre isso.

O conteúdo E se aumentarmos o nosso gasto energético, será que perdemos peso? aparece primeiro em Sara Prisal . Personal Trainer - Descubra como emagrecer.